Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Onde está a Inclusão?

A ASDF-TK iniciou hoje através do seu presidente Allex Bispo, visitas as escolas que tem em sua ficha de matrícula alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais - PNEE. O objetivo da visita é acompanhar de perto se a inclusão está de fato acontecendo, onde no seu ponto de vista as pessoas portadores de necessidades educacionais especiais estão apenas sendo inseridas nos bancos escolares, esta afirmação é confirmada após ouvir vários relatos de professores que tem em sua sala de aula alunos PNEE.
As visitas têm como objetivo também, fazer doação de materiais de apoio para o professor e para o aluno com necessidades especiais. Durante a visita o presidente da Associação dos Surdos e dos Deficientes Físicos ouviu vários relatos de professores preocupados com a melhoria da qualidade de ensino desses alunos, pois a escola é obrigada a receber os alunos, mas as secretarias também precisam capacitar professores e equipe gestora para que a inclusão possa de fato acontecer, alguns professores acabam pedindo ajuda dos próprios pais de alunos, preocupados com o nível de aprendizagem.
Outra preocupação da Associação é que alunos PNEE são cada vez mais freqüentes em um banco de escola, tanto na zona urbana como na zona rural, e na ultima sexta feira dia 18, o presidente da ASDF-TK, fez uma visita a escola Estadual na comunidade do Rio Pardo, na BR 364 sentido CRZ, e lá ouviu o relato de uma mãe de dois filhos surdos, dizendo-lhe que a professora pediu para que não levassem o filho para a escola, pois ela não sabia como ensiná-lo.
Então lhes deixo uma pergunta, que inclusão é essa? Por que as escolas ainda não estão preparadas e adaptadas para receber esses alunos?
A Associação sabe que a culpa não é do professor!

terça-feira, 15 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

Vem ai, o II Projeto Esporte Para Todos

“Inspiração vem dos outros, superação vem de dentro de nós”


Após ser aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte o II Projeto Esporte Para Todos acontecerá durante todo o mês de agosto data em que se comemora a semana do excepcional, a coordenação do projeto e a Escola Aucilene Calixto já estão se reunindo para discutir sobre a organização do mesmo, pois a preocupação é que as competições devem ser adequadas a cada deficiência.




Nossas Metas são:
• Garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação entre o esporte promovendo uma real melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
• Garantir que as oportunidades para as pessoas com deficiência sejam ampliadas e a diversidade respeitada.

Nossa Justificativa:
A ASDF/TK, enquanto entidade que tem como fim a elevação da qualidade de vida do deficiente e sua reinserção à sociedade escolheu a via do esporte como sua principal forma de atuação e vem trabalhando duro para o alcance destas metas.
Tendo em vista que os portadores de Necessidades Especiais vêm sendo constantemente tratado como improdutivo e possuindo um cotidiano de vida sedentária, em decorrência do preconceito de que é vítima, da falta de oportunidades de trabalho, da dificuldade de locomoção e/ou da limitação física, bem como pela auto-estima diminuída, a grande maioria dos deficientes leva uma vida sem perspectivas. Muitos passam, deste modo, a desenvolver um processo de acomodação, perdendo, progressivamente, sua autonomia e independência, o que leva ao declínio de sua capacidade física e auto-estima e à assimilação gradativa de hábitos e postura de uma pessoa desmotivada, impotente e resignada ao extremo.
Os portadores de deficiência vêm tendo pouco acesso a programas que lhes proporcionem uma convivência que conduza a um estilo de vida mais ativa, que contribua para a prevenção de doenças físicas ou psíquicas.
Buscamos assim uma nova concepção de pessoas portadoras de necessidades especiais, que precisam de estímulos para recuperar sua auto-estima, autonomia e independência continuando assim a exercer sua cidadania.
Modalidades das competições que estão sendo analisadas pela coordenação.
Natação
Futsal
Corrida de 800 mt masculino
Corrida de 100 mt feminino
Dança
Salto a distância para homens
Salto a distância para mulheres
Lançamento de peso para homens
Lançamento de peso para mulher
Corrida de cadeira de rodas.